Na noite desta última terça-feira (09/02), em Brasília, o delegado Rafael Sampaio tomou posse para seu segundo mandato à frente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ), juntamente com membros da nova diretoria e o conselho fiscal.
Gustavo Mesquita Galvão Bueno (SP), Steferson Gomes Nogueira Vieira (PB) e Rodrigo Falck Bortolini (SC) assumem como 1°, 2° e 3° Vice-Presidente, respectivamente.
A cerimônia foi prestigiada com a presença de diversas autoridades, entre líderes sindicais de diversos estados, políticos e associados.
Sampaio falou sobre as metas de trabalho da ADPJ para o próximo biênio –como, por exemplo, o estabelecimento da Lei Orgânica das Polícias Civis e do marco regulatório para criação dos centros de cibersegurança. Ele lembrou que a Polícia Civil tem um grande desafio pela frente em razão dos crimes praticados em ambientes virtuais.
“É urgente pensarmos na cibersegurança, propor modelos nacionais de combate ao cibercrime e estimular parcerias entre as forças policiais e empresas de cibersegurança para o desenvolvimento de novas tecnologias aptas à repressão dessa modalidade criminosa”, disse.
Segundo o presidente da ADPJ, pautas que afetam a categoria e que estarão no Congresso Nacional serão acompanhadas de perto pela associação, como a Reforma Administrativa, a PEC Emergencial e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD Penal), além do trâmite da Lei Geral das Polícias Civis, que aguarda votação na Câmara dos Deputados.