Conheça nossa diretoria

Presidência

Presidente: Rafael de Sá Sampaio (DF)
Rafael de Sá Sampaio, 42 anos, é delegado de Polícia do Distrito Federal desde 2006. Antes de se tornar delegado, foi Analista do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. Natural de Recife-PE, veio para Brasília em 2002.
 
Na Polícia Civil do DF, atuou em diversas unidades circunscricionais e especializadas, tendo atuação destacada na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, onde exerceu suas atribuições por aproximadamente três anos. Em 2013, foi indicado para atuar na Assessoria Jurídica da Secretaria de Segurança Pública do DF, pelo então Secretário, Dr. Sandro Avelar, onde permaneceu até 2016, quando foi exonerado em razão de embates travados pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do DF – SINDEPO, que presidia à época, e o Governo local. Em 2019, foi nomeado Delegado-Chefe da Delegacia de Polícia de Vicente Pires-DF.
 
Com uma vida marcada pelo envolvimento e luta pelas questões funcionais e sociais dos delegados de polícia, em 2010 Dr. Rafael foi convidado para compor a chapa, encabeçada pelo Dr. Benito Tiezzi, como candidato à vice-presidência do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF – SINDEPO. Em 2016, assumiu a presidência do SINDEPO-DF em razão do afastamento do Dr. Benito por motivo de saúde. Pelo reconhecimento do trabalho desempenhado, foi eleito e reeleito para presidir o SINDEPO-DF nos períodos de 2017/2019 e 2020/2022.
 
Sócio fundador da ADPJ, Dr. Rafael exerceu o cargo de Diretor-Financeiro entre 2017/2018. Em razão do seu compromisso com as questões associativas, foi eleito presidente da ADPJ para o biênio 2019/2020.
 
“É com muito orgulho que aceito o desafio de presidir a ADPJ, hoje a maior representação de Delegados de Polícia do Brasil, congregando mais de oito mil colegas em 13 unidades da Federação. Existem grandes debates sendo travados no plano nacional, especialmente no Parlamento, sobre a segurança pública e o sistema de persecução penal. O nosso papel é tomar emprestado o prestígio de nossa carreira e desses milhares de representados para interferir nesses processos de forma propositiva, em busca de um sistema mais eficiente, com uma Polícia Civil forte e a carreira de Delegado de Polícia valorizada.”
1º Vice-Presidente: Daniel Prestes Fagundes (PR)
2º Vice-Presidente: Gustavo Mesquita Galvão Bueno (SP)
3º Vice-Presidente: Steferson Gomes Nogueira Vieira (PB)
1º Secretário: Paoulla Benevides Maués de Castro (RN)
2º Secretário: Renato Eduardo de Souza (RO)

Diretoria Financeira

José Werick de Carvalho (DF)
André Fagundes Mendes (RO)
Evandro Luiz dos Santos (RN)

Diretoria Parlamentar

Marco Antônio Duarte de Souza (RS)
Thiago Frederico de Souza Costa (DF)
Arnaldo Rocha Júnior (SP)

Diretoria Jurídica

Adriano Sousa Costa (GO)

Adriano Sousa Costa, 40 anos é delegado de Polícia no Estado de Goiás desde 2008. Antes de se tornar delegado, foi Escrivão na Polícia Civil do Distrito Federal (por pouco mais de um ano) e auxiliar administrativo na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (por quase 10 anos). Morou no Distrito Federal a vida toda, mas confessa que se apaixonou mesmo foi por Goiás.

Com pouco tempo na Polícia Civil de Goiás, foi removido para a região metropolitana da capital, sendo incumbido de exercer funções importantes em delegacias estratégicas. Por exemplo, foi Titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Administração Pública e Titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores. Acredita que esse trajeto foi determinante para que visualizasse a Polícia de forma mais real e estratégica. A seu ver, não parece crível alguém conseguir pensar a "polícia" sem ter sido um policial de verdade.

Pelo lado acadêmico, também alcançou algumas vitórias. Uma das maiores conquistas foi a posse na Academia Goiana de Direito, em 2016. Também foi aprovado no Mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e em breve finaliza o doutorado em Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, tem cinco livros escritos e mais alguns a serem publicados, dentre eles um sobre Segurança Pública (em parceria com grandes nomes do Direito).

A escolha pelo cargo de Delegado de Polícia não foi premeditada. “As coisas foram acontecendo de uma forma tal que vi que as minhas predileções pessoais iam ao encontro dessa maravilhosa carreira. Quando ainda era escrivão, descobri que era possível, pelo esforço pessoal, alcançar um degrau a mais dentro da hierarquia da Polícia Civil e daí ousei fazê-lo.

Acredito que isso aconteceu com muitos outros colegas, talvez com a grande maioria”, confessa.

Dario Elias Nassif (SP)
Vyctor Hugo Guaita Grotti (PR)

Diretoria de Comunicação e Eventos

Cleylton Videira dos Santos (AC)
Silvana Nunes Ferreira (GO)
Marcos Paulo dos Anjos Vilela (PB)

Diretoria de Aposentados

João Ricardo Képes Noronha (PR)
Paulo Roberto D’Almeida (DF)
Abrahão Jose Kfouri Filho (SP)

Diretoria da Escola Superior de Polícia Judiciária

Herta de França Costa (PB)
Gylson Mariano Ferreira (GO)

Conselho Fiscal

Bergson Almeida de Vasconcelos (PB)
Rodrigo Machado Reis (RS)
Rodrigo Mendes (GO)

Suplentes

Claudio Henrique Freitas de Oliveira (RN)
Karlesso Nespoli Rodrigues (AC)
Claudia Aparecida Alcântara (DF)
ADPJ

SCES Trecho 2, Lote 25 Dentro do clube da ADEPOL

CEP: 70.200-002
Site7Dias